Strepsils: para que serve e como funciona

Strepsils é um medicamento em forma de pastilhas indicado para tratar os sintomas da inflamação da garganta. Devido à sua ação rápida e com duração de até 3 horas, contribui para a redução da dor e inchaço da garganta a partir de 15 minutos após o uso.

Basta sentir um desconforto na garganta que logo desconfiamos de um quadro inflamatório. Afinal, a dor de garganta é fácil de identificar, e a própria pessoa consegue perceber os sintomas que a acompanham. Contudo, surgem algumas dúvidas sobre como as pastilhas Strepsils funcionam e de que forma podem ajudar nesse quadro.

Quer saber mais sobre a composição de Strepsils e como atua nas causas e sintomas da dor de garganta? É só acompanhar a leitura do artigo que preparamos sobre o assunto!

O que Strepsils trata?

Strepsils inovou o mercado de pastilhas para a garganta. Diferentemente de opções que apenas aliviam a dor, esse medicamento é um analgésico e anti-inflamatório que proporciona alívio sintomático.

Quais são os sintomas que podem ser aliviados com Strepsils?

A principal ação de Strepsils é sobre a garganta inflamada, pois sua ação anti-inflamatória age diretamente na inflamação. Contudo, esse quadro inclui diversos sintomas, sobre os quais o medicamento atua como analgésico.

Você sabe quais são esses sintomas que podem ser aliviados pelo uso de Strepsils? Conheça mais sobre eles a seguir.

Dor de garganta

Trata-se da dor localizada na parte de trás da garganta, que pode variar de leve a intensa. Algumas vezes também pode ser sentida no ouvido, devido à proximidade dos nervos do ouvido com os que passam atrás da garganta1.

Dor e dificuldade na deglutição

Também conhecida como odinofagia, trata-se da dor relacionada ao ato de engolir. Quando esse sintoma ocorre, é comum que a pessoa se recuse a comer ou beber, pois a deglutição se torna dolorosa.

Inchaço

Como a reação inflamatória afeta toda a garganta, é comum o inchaço local. Além desse sintoma aumentar a dor ao engolir devido ao estreitamento do canal, o inchaço provoca a sensação de fechamento, podendo comprometer a respiração e a alimentação.

Rouquidão

Um sintoma frequente em quem sofre com dor de garganta é a voz rouca. A causa é bastante simples: geralmente a irritação e o inchaço afetam toda a região do pescoço internamente, o que pode incluir a laringe e as cordas vocais. Por isso, quem costuma falar muito alto ou por muito tempo acaba sobrecarregando a região e sofrendo com a rouquidão.

Sensação de garganta seca e arranhando

É muito comum que a inflamação ande junto à sensação de garganta seca e arranhando. Isso ocorre principalmente quando o tempo está seco, pois a baixa umidade do ar contribui para o ressecamento das mucosas. E, quando a garganta está ressecada, ela causa essa sensação de estar arranhando e fica mais suscetível à entrada dos microrganismos que causam inflamação.

Tosse

Muitas pessoas não associam a tosse à dor de garganta, contudo, trata-se de um mecanismo de defesa que o corpo usa para limpar as vias aéreas de qualquer corpo estranho, inclusive secreções². Por isso, é um sintoma muito comum em quadros virais.

Assim, frequentemente, a tosse e a dor de garganta acabam fazendo parte do mesmo quadro viral. Além disso, a primeira pode contribuir para a piora da segunda, visto que ao tossir exercemos muita pressão nas vias áreas superiores, o que pode piorar a sensação de incômodo na região que já está sensibilizada.

Qual é a composição de Strepsils?

Cada pastilha de Strepsils é composta da seguinte forma3:

  • flurbiprofeno;
  • excipientes.

Strepsils existe em dois sabores, laranja e mel com limão. Assim, há pequenas diferenças entre as duas fórmulas. Os excipientes da pastilha de mel e limão incluem: macrogol 300; hidróxido de potássio, essência de limão, levomentol, glicose, sacarose, mel e água purificada.

Já a pastilha de laranja é composta pelos seguintes excipientes: macrogol 300; hidróxido de potássio, essência de laranja, levomentol, acesulfame de potássio, maltitol líquido, isomalte e água purificada.

Qual substância é responsável pelo efeito analgésico de Strepsils?

O Strepsils é composto por flurbiprofeno, que tem efeito analgésico, agindo diretamente no local da dor e proporcionando alívio rápido.

E sobre o efeito anti-inflamatório?

Além de sua ação analgésica, o flurbiprofeno tem altas propriedades anti-inflamatórias, que contribuem para a redução da inflamação local e, consequentemente, diminuem o inchaço e a dificuldade de engolir.

Como funciona o flurbiprofeno?

Como vimos, Strepsils contém flurbiprofeno. Trata-se de um medicamento pertencente à categoria de anti-inflamatório não-esteroide (AINE), derivado do ácido propiônico, que se destaca pelas suas propriedades analgésicas, antipiréticas e anti-inflamatórias4.

A atuação do flurbiprofeno sob a forma de pastilhas orais para dores de garganta proporciona que sua absorção ocorra por difusão a partir da cavidade bucal, fazendo com que seus efeitos sejam sentidos de forma local, em toda a cavidade orofaríngea. Essa forma de ação é o que possibilita uma grande eficácia do produto mesmo sem usar altas concentrações do composto.

O que o medicamento Strepsils não trata?

Embora a maioria dos casos de dor de garganta seja de origem viral5, existem casos de origem bacteriana. Quando a dor é causada pela ação de bactérias, pode ser preciso recorrer ao tratamento com antibióticos, desde que sob orientação médica. Aos primeiros sinais de infecções bacterianas, ou quando houver piora no quadro, recomenda-se consultar imediatamente um médico.

O uso de medicamentos próprios ajuda a aliviar a dor de garganta. Alguns são oferecidos sob a forma de pastilhas, que têm uma ação analgésica e anti-inflamatória, contribuindo para a sensação de bem-estar. No entanto, recomenda-se consultar um médico para analisar a causa do problema e ter acesso ao tratamento adequado.

Gostou do nosso conteúdo? Agora que você sabe como Strepsils funciona, que tal conhecer alguns produtos da marca?

 

Referências:

1 5 mitos e verdades sobre dor de ouvido, Drauzio Varella

2 II Diretrizes brasileiras no manejo da tosse crônica, Jornal Brasileiro de Pneumologia, 2006

3 Bula Strepsils

4 Projeto Farmácia Estabelecimento de Saúde, Fascículo IX, Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRFSP), 2013

5 Dor de garganta, Hospital Paulista de Otorrinolaringologia, 2019