Flurbiprofeno: entenda como ele funciona na prática

Alguns medicamentos são comumente consumidos por tratarem de quadros corriqueiros, como febre, gripes e resfriados. No caso da dor de garganta, pastilhas à base de flurbiprofeno costumam ser indicadas para o tratamento.

Isso porque esse é um princípio ativo bastante eficaz para tratar de forma local os quadros inflamatórios. Conhecer a base dos medicamentos ajuda bastante na hora de cuidar da saúde e saber o que você está enviando para o seu organismo.

Por isso, preparamos este post para explicar o que é flurbiprofeno e o modo como ele atua em nosso corpo. Continue lendo!

O que é flurbiprofeno?

O flurbiprofeno é um tipo de anti-inflamatório não esteroide derivado do ácido propiônico, assim como outras substâncias, como o ibuprofeno e o cetoprofeno. Ele é utilizado como princípio ativo em diferentes medicamentos de uso oftalmológico¹ e oral.

Para aplicação oral, o flurbiprofeno é comercializado em sua forma ácida; no uso tópico oftalmológico, esse princípio ativo é disponibilizado como o sal sódico. Sua absorção pelo organismo é muito rápida, o que promove o alívio de sintomas em alguns minutos.

Para que serve o flurbiprofeno?

Como explicamos, o flurbiprofeno apresenta mais de uma indicação. Em sua forma oral ele é indicado, por exemplo, para o tratamento de doenças reumáticas e enxaqueca. Também é um princípio ativo encontrado em remédio para dor de garganta, como as pastilhas.

Em sua versão oftalmológica, pode ser utilizado de forma tópica antes de cirurgias, prevenindo possíveis complicações do procedimento. Também é indicado quando ocorre inflamação após a cirurgia oftálmica.

Quais são as vantagens do uso?

Uma das grandes vantagens do flurbiprofeno é o fato de ser um anti-inflamatório seguro e muito eficiente.

Além de combater processos inflamatórios, o flurbiprofeno apresenta propriedades analgésicas e antipiréticas. Assim, promove o alívio de dores, como aquelas provocadas pela garganta inflamada, e contribui com a regulação da temperatura orgânica, minimizando a febre.

Como o flurbiprofeno age no corpo?

Explicamos para você a função do flurbiprofeno, mas de que maneira esse anti-inflamatório atua no organismo? Como ele tem diferentes aplicações, vamos tomar como exemplo uma pessoa que esteja apresentando sintomas de garganta inflamada.

Em quadros como esse, a inflamação está localizada nos tecidos da garganta, então, é interessante que o medicamento atue de forma local. Com isso, sua ação é mais rápida e os demais órgãos têm um contato mínimo com o princípio ativo.

A inflamação acontece por causa da ação das prostaglandinas², que atuam na regulação dos processos inflamatórios, além da dilatação dos vasos sanguíneos, traz dor e inchaço ao local.

O flurbiprofeno atua no organismo por meio de uma forte ação inibidora da síntese dessas prostaglandinas. Com isso, desestimula as reações exageradas do corpo, controlando os processos inflamatórios e as dores.

É por isso que a pastilha com flurbiprofeno tem uma ação rápida em quadros de dor de garganta e garganta inflamada. Essa substância vai controlar as respostas do organismo de uma forma local, agindo diretamente onde está o incômodo.

O flurbiprofeno também está presente nas pastilhas Strepsils, que promovem um efeito rápido nos sintomas da dor de garganta, com ação a partir de 15 minutos e alívio dos desconfortos por até 3 horas.

Para saber mais sobre as pastilhas Strepsils e sua ação no combate aos sintomas da garganta inflamada, você pode acessar o site e conhecer os nossos produtos.

 

Referências:

¹ Hospital Albert Einstein

² Portal São Francisco