Voz rouca: entenda quais são as principais causas

Você já passou por alguma experiência de voz rouca em um momento inoportuno da sua vida? Bem naquela semana da apresentação do projeto no trabalho, no dia da reunião com o cliente ou em qualquer outra circunstância imprópria? Se sim, saiba que é possível evitar a voz a rouca e até acelerar sua recuperação.

Pensando nisso, preparamos um guia rápido com as principais informações sobre a voz rouca, o que pode ocasionar o problema, quais são os sintomas relacionados e de que modo você pode tratá-lo. Continue a leitura e confira!

O que é voz rouca?

Na maioria dos casos, a rouquidão é uma condição temporária, decorrente de alguma irritação que desaparece em alguns dias. No entanto, quando ela começa a se tornar recorrente ou duradoura, pode estar indicando problemas médicos, que demandam atenção e intervenção.

Estar rouco é um indício de que algo não vai bem com a atividade do seu canal vocal. A laringe, responsável pela saúde da sua voz, é composta de uma série de músculos, cartilagens e membranas, como as cordas vocais.

Quando tudo está bem, as cordas vocais se abrem e fecham conforme falamos, provocando uma vibração e sons que decorrem delas. No entanto, quando começa a acontecer o escape irregular de ar entre as cordas, ocorre a rouquidão.

O que ocasiona a voz rouca?

A voz rouca não é um problema só para quem usa muito a fala no dia a dia. Além do uso contínuo, outros fatores podem estressar as cordas vocais e causar a dificuldade de a pessoa se expressar por meio da fala. A informação sobre esses fatores é essencial para reconhecer a fonte do problema e encontrar a melhor solução, evitando o desenvolvimento de um problema mais grave.

Chegou a hora de entender os principais fatores que provocam uma voz rouca:

  • cansaço vocal — falar demais ou muito alto pode levar a um esgotamento da laringe, provocando uma inflamação ou irritação do canal, que vem acompanhada de inchaço e rouquidão;
  • doenças — quadros como gripes e outras doenças respiratórias também podem causar uma laringite;
  • pólipos — outro fator que gera a rouquidão é o desenvolvimento de pequenas saliências nas cordas vocais, que alteram sua movimentação normal e o som emitido por elas;
  • tabaco — o hábito de fumar pode resultar em uma inflamação crônica das membranas, gerando rouquidão permanente e podendo se agravar para nódulos cancerígenos;
  • refluxo — quem costuma regurgitar os sucos estomacais experimenta frequentemente a sensação de garganta irritada, prejudicando as cordas vocais;
  • idade — o envelhecimento é mais um fator que provoca a rouquidão, pois as cordas vocais vão perdendo a tensão com o tempo, mudando a voz das pessoas.

Como tratar e recuperar a voz?

Existem alguns cuidados com a voz rouca que podem ser tomados para facilitar o tratamento e melhorar a qualidade vocal mais rapidamente. Elas são simples, mas bastante eficazes na recuperação.

Checklist de cuidados básicos:

  • beba bastante água para manter as cordas vocais limpas e hidratadas;
  • evite alimentos em temperaturas muito altas ou baixas demais, de modo a não irritar a região;
  • consuma alimentos adstringentes, como a maçã com casca, que ajuda a limpar a área;
  • controle a tonalidade da voz para não cansar a musculatura da garganta;
  • experimente fazer gargarejo com água morna e sal, uma vez por dia, para limpar a garganta;
  • repouse a voz, permanecendo em silêncio sempre que possível;
  • relaxe a região do pescoço por meio de pequenos alongamentos.

Se você fala com muita frequência ou está exposto a outros fatores que ocasionam a voz rouca, essas informações são fundamentais para evitar novos episódios, viu? Certifique-se de experimentar as dicas e veja como seu corpo reage a elas.

Agora que você tem bastante conhecimento do assunto, pode ajudar mais pessoas a lidar da melhor forma com o problema. Compartilhe este post nas redes sociais e faça a diferença!