Dor de garganta e ouvido: saiba qual é a relação

Dor de garganta e ouvido: é comum que ambas as dores ocorram ao mesmo tempo, o que intensifica o desconforto e a indisposição de quem sofre com elas. Esses sintomas não são exclusivos de determinadas doenças e podem ser ocasionados por diversas razões.

Aqui neste conteúdo, você vai entender melhor o assunto e compreender como essas dores se relacionam entre si e de que maneira é possível amenizar os sintomas. Quer saber mais? Então, continue a sua leitura e se informe!

Qual é a relação existente entre dor de garganta e ouvido?

Os canais entre a garganta e o ouvido são interligados. Essa é a condição que permite que um problema em um deles acabe afetando o outro. Quando você está com a garganta irritada, por exemplo, essa irritação pode se espalhar até afetar o trato auditivo, provocando a dor simultânea nos ouvidos. Por isso, é importante ficar atento à recorrência da dor e procurar um especialista.

No entanto, geralmente, a causa da dor é algo mais simples, provocada por vírus ou bactérias. O tratamento, nessas circunstâncias, costuma ser simples e medicamentoso. Assim, em poucos dias é possível se livrar do problema.

Qual é o tratamento para os sintomas da dor de garganta e no ouvido?

Tão importante quanto iniciar um tratamento para os sintomas da dor de garganta e de ouvido é consultar um especialista. Isso determinará se você está com uma simples dor em ponto irradiando em outro ou se há alguma condição anormal que merece atenção redobrada.

Caso seja uma inflamação ou infecção simples, o médico investigará e poderá receitar anti-inflamatórios ou antibióticos, dependendo do caso. Além disso, analgésicos, antitérmicos e quaisquer outros medicamentos que auxiliem na redução dos sintomas e no combate à causa principal podem ser prescritos.

O objetivo do tratamento é aumentar o conforto durante a duração do problema e tentar combater a causa. Logo, em alguns dias, é provável que a dor desapareça.

Por que você deve saber como é a ligação entre esses canais?

É interessante compreender a relação existente entre essas duas dores para identificar quando algo não está bem com a sua saúde. Na verdade, em casos de dor de ouvido e garganta, o desconforto pode migrar, estender-se ou irradiar de um local para outro, especialmente quando é muito intensa.

Como a causa da dor de garganta e ouvido costuma ser por vírus ou bactérias, é ainda mais comum que elas afetem ambas as regiões, provocando aquele atordoamento na cabeça, um zumbido no ouvido e até dificuldade para engolir.

Nos casos em que a dor ataca, as pastilhas Strepsils agem direto no local, combatendo os principais sintomas responsáveis pelo desconforto. Dessa maneira, você pode manter a sua rotina com mais tranquilidade e bem-estar.

Agora que você já sabe como a dor de ouvido e garganta se relacionam, que tal compartilhar este conteúdo com outras pessoas e ajudá-las a tratar o problema? Faça a sua parte!