Garganta arranhando? Saiba o que fazer para solucionar o problema

Quem nunca sentiu a incômoda sensação de garganta arranhando? Bastante comum, esse sintoma pode estar relacionado a diferentes quadros de saúde que atacam essa região do corpo. É comum que o cenário se intensifique, especialmente, em períodos de baixas temperaturas ou quando o ar está mais seco. 

E uma vez que a complicação aparece, não tem jeito: a melhor saída é entender o que a está causando e partir para o tratamento mais eficaz. Vale ressaltar que tal irritação ainda pode ter inúmeras origens, como as infecções virais e bacterianas, a constante exposição à poluição e o uso frequente de tabaco. 

Para que você tenha mais tranquilidade e bem-estar, trouxemos algumas dicas preciosas para combater a garganta arranhando com mais praticidade. Ficou curioso? Acompanhe!

O que é a garganta arranhando?

Provavelmente, você já sentiu um incômodo estranho na garganta, como se ela estivesse sendo arranhada frequentemente. A sensação é ainda mais intensa quando engolimos, tossimos ou falamos. 

De forma geral, esse quadro é o resultado da união de diferentes fatores — como as variações climáticas e a baixa umidade do ar. Nessas condições, o organismo começa a apresentar falhas em suas barreiras de proteção, criando um cenário para que haja uma invasão de micro-organismos na região da laringe, faringe e amígdalas. 

Entre as principais causas da garganta arranhando, podemos destacar:

  • consumo excessivo de álcool e cigarro; 
  • hábito de dormir com a boca aberta, causando ressecamento intenso das mucosas;
  • rinite alérgica; 
  • gripes e resfriados; 
  • uso intenso da voz; 
  • mudanças climáticas.

A consequência disso? É uma só: a nossa garganta fica arranhando. Em alguns casos, esse incômodo pode até vir acompanhado de outros nada agradáveis. 

Quais são os sintomas associados ao problema?

Além de conhecer as maiores causas da garganta arranhando, é interessante estar por dentro dos sintomas que podem surgir associados ao quadro. A seguir, listamos os mais comuns para você:

  • coceira na garganta;
  • tosse seca
  • coriza; 
  • inchaço na garganta.

Atenção! É preciso ressaltar que o surgimento de cada efeito depende, unicamente, da causa da irritação e de sua intensidade no organismo do paciente. 

Como tratar a garganta arranhando?

A princípio, o tratamento de garganta arranhando é simples e pode ser realizado com pequenas mudanças na rotina. Vamos descobrir quais são elas!

Hidratação das vias aéreas

A primeira recomendação para combater a garganta arranhando é hidratar as vias respiratórias. Como? Ingerindo bastante líquido.

Explicamos: quando essa região passa a apresentar uma menor quantidade de muco para fazer a lubrificação, é normal que haja sintomas de tosse, dor de garganta e até a famosa boca seca.

Indicamos a ingestão de, em média, 2 litros de água por dia — principalmente, se você estiver com febre ou com o nariz entupido.

Cuidados com o ar condicionado

Mesmo durante a época de frio, há pessoas que não ficam sem ligar o ar condicionado. Nesse caso, a recomendação é sempre ficar de olho na temperatura, programando uma refrigeração amena para o aparelho.

Já nos dias quentes, o caminho ideal é reduzir a temperatura do equipamento gradativamente, alguns minutos antes de sair do local. Esse truque vale tanto para a climatização de veículos quanto de residências e escritórios.

Veja também se a manutenção do ar condicionado está em dia e, se possível, posicione o aparelho para que o ar gelado não fique direcionado ao seu rosto, mas sim a uma parede ou outra superfície.

Todos esses cuidados simples, que às vezes podem passar despercebidos na rotina, fazem muita diferença para evitar o problema de sentir a garganta arranhando.

Uso de pastilhas para garganta

As pastilhas para garganta são opções que podem ajudar na recuperação. Práticos e acessíveis, esses produtos são encontrados nas melhores farmácias e em diferentes sabores. As versões mais completas são compostas por analgésicos e contam com ação anti-inflamatória, garantindo o alívio dos sintomas em até três horas.

Como foi possível notar ao longo do post, a garganta arranhando pode ter diferentes causas. Mas, com o tratamento correto e o uso de medicamentos adequados, é possível minimizar os sintomas e conquistar mais qualidade de vida. 

Agora que já se aprofundou no assunto, você pode conferir mais informações sobre a linha de produtos Strepsils.