Como saber se estou com a garganta inflamada? Veja 5 sintomas!

Quando a garganta começa a incomodar, já sabemos: vêm alguns dias de dor e desconforto pela frente. E isso pode ocorrer por diversas razões, desde um cansaço vocal até uma infecção por vírus ou bactéria1. Por isso, você já deve ter se perguntado em algum momento: "como saber se estou com a garganta inflamada?"

É exatamente por isso que criamos este conteúdo! Queremos ajudar você a identificar quais são os 5 principais sintomas de garganta inflamada, além de dar algumas dicas para aliviar o incômodo e a intensidade da dor, que pode variar de pessoa para pessoa.

Quer saber mais? Continue com a gente.

1. Queimação e aperto local

A sensação de queimação e de aperto na garganta são os primeiros a se manifestar mediante uma inflamação. Sabe aqueles dias em que você acorda logo cedo e já sente que tem algo arranhando? Pois é, esse é o primeiro indício do que está por vir.

Na realidade, quando inflamada, a garganta fica bem irritada. Logo, o consumo de alguns alimentos e, até mesmo, líquidos muito quentes, por exemplo, podem acabar sensibilizando ainda mais o local e, é claro, aumentando a queimação. Por isso, cuidado com o que você consome nesse período.

2. Dor

A dor de garganta é o próximo sintoma a dar as caras e outra maneira de responder à sua pergunta sobre como saber se está com a garganta inflamada. De uma sensação de ardência, queimação e algo arranhando, o quadro evolui para dor.

Nessa etapa, todo o pescoço e região da garganta podem parecer doloridos, sendo difícil tocar, engolir ou, até mesmo, respirar um ar muito gelado, por exemplo. Para aliviar os sintomas, é possível contar com a ajuda de um analgésico ou de pastilhas para a garganta com ação local, que hidratam e amenizam o desconforto.

3. Febre

A febre pode surgir em muitos casos de inflamação na garganta2. Ela é um tipo de defesa do corpo, que serve, justamente, para expulsar microrganismos que são incapazes de se reproduzir em temperaturas elevadas. Dessa forma, seu corpo se torna um mau hospedeiro e cria um péssimo ambiente para esses "inquilinos" estarem.

Em contrapartida, a febre deixa aquela sensação de amuamento, indisposição e, muitas vezes, até incapacidade de realizar algumas atividades diárias. Mesmo assim, antes de se medicar, avalie a intensidade da febre e se realmente há necessidade disso, afinal, seu corpo precisa desse mecanismo para combater o agente invasor.

4. Ínguas no pescoço

As ínguas são bastante comuns em processos inflamatórios e infecciosos. Elas nada mais são do que uma resposta do corpo, que aciona seus sistemas de defesa para solucionar um problema existente. Nesse caso, são os gânglios linfáticos trabalhando.

Eles incham porque acabam trabalhando dobrado para combater as causas da inflamação e realmente eliminá-las em um curto período de tempo. Então, é como se essa exaustão fizesse elas aumentarem de tamanho e, aí, você sente os pequenos carocinhos no pescoço.

5. Vermelhidão no local

A vermelhidão na garganta é outro sintoma comum e frequente de garganta inflamada. Também é um dos primeiros sinais que procuramos detectar visivelmente ao perguntar como saber se estou com a garganta inflamada.

Assim como todos os demais sintomas, essa é uma resposta do corpo a um agente externo que está incomodando a região. O aumento da temperatura local, assim como todo o seu organismo enviando células de defesa para ele, fazem com que essa vermelhidão ocorra.

Saiba mais informações e como Strepsils pode ajudar

Além dos 5 principais sintomas, outros sinais também podem ser percebidos, como coceira na garganta, indisposição, falta de apetite e apatia. O desempenho no trabalho e nas atividades diárias pode decair, justamente, por causa desses fatores.

Muitos deles podem ser amenizados com pequenos cuidados no dia a dia, como manter sua garganta hidratada, procurar falar o mínimo possível para descansar a região, evitar alimentos que possam machucar a área e evitar o ar-condicionado.

Em geral, é possível diferenciar uma inflamação na garganta de uma infecção pelos sintomas. No caso da inflamação, são frequentes o calor, a vermelhidão, o inchaço e a dor ao tocar. Enquanto isso, quando está infeccionada, ela provoca febre alta, dor no local, dor muscular, tosse, formação de pus e fadiga geral.

Por isso, fique atento e procure um médico assim que detectar a inflamação. Dessa forma, ele poderá receitar os melhores medicamentos e tratamentos para combater o quadro, de acordo com suas causas precisas. Enquanto isso, você pode utilizar produtos de apoio ao alívio dos sintomas.

As pastilhas de Strepsils, por exemplo, têm efeito local, agindo no foco da dor para gerar alívio imediato dos sintomas. É importante observar, no entanto, que o medicamento não substitui o tratamento médico. Portanto, procure um profissional de saúde para acompanhar seu caso, enquanto usa as pastilhas como alternativa de autocuidado até a resolução completa do problema.

Mas não se preocupe: dificilmente uma dor de garganta costuma evoluir para casos mais graves3. Por isso, você pode se manter atento aos sintomas, controlar a temperatura do seu corpo e utilizar produtos que ajudem a aliviar a sua dor. Quanto mais repouso você fizer nesse período, melhor o seu corpo tenderá a reagir, e mais rapidamente vai combater os agentes invasores.

Não se esqueça de que toda dor ou disfunção do seu organismo é um aviso de que você precisa redobrar os cuidados, pelo menos temporariamente. Sendo assim, escute seu corpo e tente desacelerar quando essas coisas acontecem.

Caso os sintomas perdurem mais do que o esperado, principalmente, ultrapassando uma semana, considere agendar uma visita médica. Isso é importante para garantir a sua segurança.

Conseguimos ajudar a responder a sua pergunta sobre como saber se estou com a garganta inflamada? Esperamos que sim. Agora, que tal conhecer melhor a marca Strepsils e descobrir como ela pode se tornar a aliada número 1 no combate às dores e desconfortos relacionados com a dor de garganta?

 

Referências*:

1 [Diretrizes iskra sobre dor de garganta: abordagem diagnóstica e terapêutica - Diretrizes nacionais croatas] - PubMed (nih.gov)

2 [Dor de garganta na prática geral. Minimizando o diagnóstico - prevenindo o uso supérfluo de antibióticos] - PubMed (nih.gov)

3 [Estratégia terapêutica para dor de garganta: papel atual para terapia com antibióticos direcionados] - PubMed (nih.gov)

 

*Títulos traduzidos livremente para o português.